Orações
ORAÇÃO A SÃO PIO DE PIETRELCINA (PADRE PIO)
Ó Deus, que doastes a São Pio de Pietrelcina, sacerdote capuchinho, o insigne privilégio de participar, de modo admirável, da Paixão de vosso Filho, por sua intercessão, dai-me a graça... que tanto desejo; e, sobretudo, concedei-me unir-me à Paixão de Jesus, para depois chegar à Sua gloriosa ressurreição.
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.
ORAÇÃO DO PAPA JOÃO PAULO II A SÃO PIO DE PIETRELCINA
Ensine-nos, nós lhe pedimos, a humildade de coração para sermos incluídos entre os pequeninos de que fala o Evangelho, aos quais o Pai prometeu revelar os mistérios do Seu Reino.
Ajude-nos a ter um olhar de fé, capaz de reconhecer prontamente nos pobres e nos sofredores a face do próprio Jesus.
Sustente-nos nos momentos de luta e de provações e, se cairmos, faça com que experimentemos a alegria do sacramento do perdão.
Transmita-nos a terna devoção a Maria, mãe de Jesus e nossa.
Acompanhe-nos na peregrinação terrena em direção à Pátria abençoada, aonde também esperamos chegar um dia para contemplar eternamente a Glória do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
DAS MEDITAÇÕES DE PADRE PIO
Jesus,
Que nada me separe de Ti, nem a vida, nem a morte.
Seguindo-Te em vida, ligado a Ti com todo amor,
seja-me concedido expirar contigo no Calvário,
para subir contigo à glória eterna;
Seguirei contigo nas tribulações e nas perseguições,
para ser um dia digno de amar-Te na revelada glória do Céu; para cantar-Te um hino de agradecimento por todo o Teu sofrimento por mim.
Jesus,
Que eu também enfrente como Tu, com serena paz e tranqüilidade,
todas as penas e trabalhos que possa encontrar nesta terra;
uno tudo aos Teus méritos, às Tuas penas, às Tuas expiações, às Tuas lágrimas, a fim de que colabore contigo para a minha salvação
e para fugir de todo o pecado - causa que Te fez suar sangue e Te reduziu à morte.
Destrói em mim tudo o que não seja do Teu agrado.
Com o fogo de Tua santa caridade, escreve em meu coração todas as Tuas dores.
Aperta-me fortemente a Ti, com um nó tão estreito e tão suave,
que eu jamais Te abandone nas Tuas dores. Amém!
COROINHA AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
I – Ó meu Jesus que dissestes: “Em verdade eu vos digo, pedi e recebereis, procurai e achareis, batei e vos será aberto!”, eu bato, procuro e peço a graça...
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.
Sagrado Coração de Jesus, confio e espero em vós.
II – Ó meu Jesus que dissestes: “Em verdade eu vos digo, tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, Ele vos concederá!”, ao vosso Pai, em vosso nome, eu peço a graça...
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.
Sagrado Coração de Jesus, confio e espero em vós.
III – Ó meu Jesus que dissestes: “Em verdade eu vos digo, passará o Céu e a Terra, mas minhas palavras não passarão!”, apoiado na infalibilidade de vossas palavras, eu peço a graça...
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.
Sagrado Coração de Jesus, confio e espero em vós.
Ó Sagrado Coração de Jesus, a quem é impossível não ter compaixão dos infelizes, tende piedade de nós, pobres pecadores, e concedei-nos as graças que vos pedimos, por meio do Imaculado Coração de Maria, vossa e nossa terna Mãe.
São José, Pai putativo do Sagrado Coração de Jesus, rogai por nós.
Salve Rainha.
Obs.: Padre Pio recitava esta coroinha diariamente, por todos os que pediam suas orações. Os fiéis, por isso, são convidados a rezá-la todos os dias, para se unir espiritualmente à oração de Padre Pio.
ORAÇÃO A SANTA MARIA DELLE GRAZIE (venerada na igreja dos Capuchinhos em San Giovanni Rotondo)
Ó celeste tesoureira de todas as graças, Mãe de Deus e minha Mãe, Maria, que é a filha primogênita do Pai eterno e que tem em mãos a Sua onipotência, tenha piedade de minha alma e conceda-me a graça que fervorosamente lhe suplico.
Ave-Maria.
Ó misericordiosa dispensadora das graças divinas, Maria Santíssima, Mãe do Verbo encarnado que a coroou com a Sua imensa sapiência, considere a grandeza do meu sofrimento e conceda-me a graça de que tanto preciso.
Ave-Maria.
Ó amorosíssima dispensadora das graças divinas, Imaculada esposa do eterno Espírito Santo, Maria Santíssima, que dEle recebeu um coração que se comove por piedade das desventuras humanas e não pode resistir a consolar os que sofrem, tenha piedade de minha alma e conceda-me a graça que eu espero com plena confiança na sua imensa bondade.
Ave-Maria.
Sim, sim, ó minha Mãe, tesoureira de todas as graças, refúgio dos pobres pecadores, consoladora dos aflitos, esperança de quem se desespera e auxílio poderosíssimo dos cristãos, deposito-lhe toda a minha confiança e tenho certeza de que me obterá de Jesus a graça que tanto desejo, desde que seja para o bem de minha alma.
Salve Rainha.
CONSAGRAÇÃO A SÃO PIO DE PIETRELCINA
Ó glorioso São Pio de Pietrelcina,
Tu que és o Santo deste novo milênio,
Tu que és meu amigo,
Consolador da minha alma, auxílio de mim, que sou pecador,
Que pelo teu sofrimento compreende bem todos os meus sofrimentos.
A ti me consagro e aos que me são caros;
A ti confio meu espírito, para que o tornes capaz de suportar todas as tribulações que tenho no coração;
A ti confio a súplica de apresentar minha alma à Nossa Senhora das Graças, para que eu possa obter de Deus a eterna salvação;
A ti confio meu pedido de intercessão para que eu obtenha da Divina Bondade a graça de ....., que ardentemente desejo.
Acolhe-me sob a tua proteção.
Defende-me dos ataques do maligno.
E, sobretudo, intercede junto ao Altíssimo para que, com o perdão dos meus pecados, eu me torne perseverante nos caminhos do bem.
Glória ao Pai ao filho e ao Espírito Santo, assim como era no princípio agora e sempre. Amém! (3 vezes)
O ROSáRIO e o TERÇO
Rosário: é um conjunto de 4 terços rezados no mesmo dia.
Terço: é basicamente um conjunto de 5 Pai Nossos, 50 Ave-Marias, 5 Glória ao Pai, rezados na sequencia especifica indicada abaixo.
Tanto o Terço como o Rosario podem ser rezados por uma pessoa ou em grupo.
Dezena do Terço: é o conjunto de 1 Pai Nosso, 10 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai.
Mistérios: São as etapas da vida de Jesus e de Nossa Senhora, nas quais se medita (se diz tambem: contemplar um Mistério) antes de rezar cada Dezena do Terço.
Ha’ quatro mistérios:
- Mistérios Gozosos (rezados às segundas e sábados)
- Mistérios Dolorosos (rezados às terças e sextas-feiras)
- Mistérios Gloriosos (rezados às quartas-feiras e domingos)
- Mistérios Luminosos (rezados às quinta-feiras)
No caso da oração do Terço, medita-se em um dos Mistérios, de acordo com o dia da semana:
Para iniciar, reza-se:
Em nome do Pai..., 1 Credo; 1 Pai Nosso; 3 Ave-Marias
Na sequencia, reza-se as cinco dezenas do terço:
1. No primeiro Mistério contemplamos ... (medita-se sobre esse Mistério). Em seguida reza-se: 1 Pai Nosso; 10 Ave-Marias; 1 Glória ao Pai; Oração de Nossa Senhora de Fatima; Oração pelos mortos
2. No segundo Mistério contemplamos ... (medita-se sobre esse Mistério). Em seguida reza-se: 1 Pai Nosso; 10 Ave-Marias; 1 Glória ao Pai; Oração de Nossa Senhora de Fatima; Oração pelos mortos
3. No terceiro Mistério contemplamos ... (medita-se sobre esse Mistério). Em seguida reza-se: 1 Pai Nosso; 10 Ave-Marias; 1 Glória ao Pai; Oração de Nossa Senhora de Fatima; Oração pelos mortos
4. No quarto Mistério contemplamos ... (medita-se sobre esse Mistério). Em seguida reza-se: 1 Pai Nosso; 10 Ave-Marias; 1 Glória ao Pai; Oração de Nossa Senhora de Fatima; Oração pelos mortos
5. No quarto Mistério contemplamos ... (medita-se sobre esse Mistério). Em seguida reza-se: 1 Pai Nosso; 10 Ave-Marias; 1 Glória ao Pai; Oração de Nossa Senhora de Fatima; Oração pelos mortos
Para terminar, reza-se:
3 Ave-Marias pelo Papa
1 Salve Rainha
Em nome do Pai...
Como rezar o Rosário:
Para se rezar o Rosário, reza-se quatro Terços, contemplando-se todos os quatro mistérios.
As Oraçoes recitadas no Terço e no Rosário são as seguintes:
Em nome do pai...: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Credo: Creio em Deus Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo poderoso, donde há de vir julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna. Amém.
Pai Nosso: Pai Nosso que estais nos céus, santificado seja o Vosso nome, venha a nós o Vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossa ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.
Ave Maria: Ave Maria cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre Jesus. Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.
Glória ao Pai: Glória ao Pai, ao Filho e o Espírito Santo. Como era no princípio, agora é sempre. Amém.
Oração de Nossa Senhora de Fatima: Ó, meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu, principalmente as que mais precisarem.
Oração pelos mortos: Eterno repouso dai-lhe o Senhor, da luz eterna o esplendor, descanse em paz. Amém.
Salve Rainha: Salve Rainha, Mãe de Misericórdia, vida, doçura, esperança nossa, salve! A vós bradamos, degredados filhos de Eva; a vós suspiramos gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó Clemente, ó Piedosa, ó Doce, sempre virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.
Nossa Senhora do Sagrado Coracao, rogai por nós.
Padre Pio, rogai por nós.
Mistérios:
Mistérios Gozosos (segundas-feiras e sábados)
1- A anunciação do arcanjo Gabriel à Nossa Senhora.
2- A visita de Nossa Senhora à sua prima Isabel.
3- O nascimento de Jesus.
4- A apresentação do Menino Jesus no templo.
5- Jesus é encontrado no templo entre os doutores.
Mistérios Dolorosos (terças-feiras e sextas-feiras)
1- A agonia de Jesus no Horto das Oliveiras.
2- A flagelação de Jesus.
3- Jesus é coroado de espinhos.
4- Jesus carrega a Cruz
5- A crucifixão e morte de Jesus.
Mistérios Gloriosos (quartas-feiras e domingos)
1- A ressurreição de Jesus.
2- A ascensão de Jesus ao céu.
3- A vinda do Espírito Santo.
4- A assunção de Nossa Senhora ao céu.
5- A coroação de Nossa Senhora como Rainha do Céu e da Terra.
Mistérios Luminosos (quintas-feiras)
1- O batismo de Jesus.
2- As bodas de Caná.
3- O anúncio do Reino de Deus.
4- A transfiguração de Jesus.
5- A instituição da Eucaristia.
ORAÇÃO PRODIGIOSA A NOSSA SENHORA
Ó Santa Maria, eterna virgem das virgens, Mãe de misericórdia, Mãe de graca, esperança e refúgio de todos os aflitos; por aquela espada de dor, que atravessou a vossa puríssima alma, quando o vosso unigênito Filho Jesus Cristo nosso Senhor padeceu o suplício da morte da cruz, e por aquele amor filial que o fez compadecer da vossa dor materna, e recomendar-vos a seu discípulo S. João, herdeiro do perfeito amor que ele vos tinha; rogo-vos Senhora que tenhais de mim compaixão e me deis remédio na aflição, na enfermidade, na pobreza, na consternação e em qualquer enfermidade que eu padeça. Ó refugio poderoso dos miseráveis, Mãe benigna de misericórdia, prontíssima libertadora dos degredados filhos de Eva, ouvi os meus rogos e vede as lágrimas da minha aflição e da minha dor. Eu me vejo oprimido de infelicidades e misérias, por causa das minhas culpas; e não tenho a quem recorrer, senão a Vós, minha amada Senhora, piíssima Virgem Maria, Mãe do meu Senhor Jesus Cristo, e solícita advogada do genero humano. Rogo-vos, pois, pelas misericordiosas entranhas do vosso Santíssimo Filho, e pela glória que ele teve no tempo da sua aliança com a natureza humana, no deliberar com o Padre e o Espírito Santo de tomar a nossa carne mortal para a nossa salvação; pelo inefável gozo ó bem-aventurada Virgem, quando depois da Anunciação do Anjo e do vosso adorável consentimento, o divino Verbo se cobriu da nossa mortalidade no vosso puríssimo ventre; donde, passados nove meses, saiu a visitar instruir e remediar o mundo. Pela agonia que o vosso mesmo Filho teve em seu coração, quando orou a seu eterno Pai no monte Olivete, pela fiel companhia que vós lhe fizestes em todo o decurso da sua paixão e morte, pelas traições, pelos opróbrios, pelas injúrias, testemunhos falsos e bárbara sentença contra ele proferida; pelas duras cordas com que o prenderam, cruéis flagelos com que o açoutaram, e rigorosos espinhos com que o coroaram, pelas lágrimas e suor de sangue que ele derramou, pelo silêncio e sofrimento, pelo temor, pela tristeza e agonia de seu coração; pelo sumo pejo que padeceu, vendo-se despido no Calvário aos olhos de todo o povo; pelo incompreensível tormento de sua sede sem alívio; pela ferida da lança que lhe penetrou o seu lado amorosíssimo; pelos grossos cravos que transpassaram as suas mãos e pés sacrosantos, pela recomendação que ele fez da sua santíssima alma a seu eterno Pai, pela benigna misericórdia que ele usou com o bom ladrão. Pela honra e glória da sua triunfante ressurreição; pelas aparicões que ele vos fez e aos apóstolos e discípulos no espaço de quarenta dias; pela sua gloriosa ascensão, em que à vossa vista e dos mais fiéis foi elevado ao Céu; pela graça do Espírito Santo que ele derramou nos coracões dos discípulos em forma de línguas de fogo; pelo terrível dia do juízo, em que Ele, precedido de um universal incêndio, há de vir a julgar os vivos e os mortos. Pela amorosa compaixão e fidelíssima sociedade que neste mundo lhe fizestes, pelo gozo inefável de vossa maravilhosa Assunção, quando na presença e companhia de vosso mesmo Filho e de toda a corte celeste, fostes sublimada ao Empíreo e nele coroada de glória e delícias sempiternas; por tudo isto, Senhora, e por tudo o mais que representar-vos posso, vos peço, minha Mãe Amabilíssima, que ouçais os meus rogos, me concedais e feliciteis a súplica que agora vos faço, com toda a humildade e devoção que me é possível. [Aqui fará menção da especial rogativa.] E como eu creio, conheço e confesso que o vosso Filho sacrosanto vos atende e vos honra, de tal modo que nada vos nega, nem deixa frustrada as vossas súplicas; espero e confio, minha adorada Senhora, que eu experimentarei, fiel e prontamente, plena e eficazmente, o desejado socorro de vossa maternal consolação, segundo a doçura do vosso coração misericordioso, tudo conforme a benigna clemência de vosso Santíssimo Filho. E nao só para o feliz despacho daquela especial rogativa, com que agora invoco o vosso santo nome e a poderosa virtude do vosso augusto patrocínio; mas, também, para que vos digneis impetrar-me uma viva fé, uma esperança firme, uma ardente caridade, uma contrição verdadeira, uma digna e suficiente satisfação, uma diligente cautela para o futuro, um total desprezo do mundo, um intenso amor de Deus e do meu próximo, uma imitação das dores do vosso amabilíssimo Filho; e ainda a mesma morte, quando deva padecê-la por seu respeito, um fiel cumprimento dos meus votos, uma constante perseverança nas boas obras, uma continua mortificação do meu amor próprio, um perfeito arrependimento de todos os meus pecados no fim de minha vida; e por coroa de tudo a perpétua gloriosa bem-aventurança na deliciosa companhia que lá também quisera ter com as almas de meus pais, meus irmãos, e de meus parentes, benfeitores e amigos, assim vivos como defuntos, por todos os séculos dos séculos. Amén.
(Esta oração foi traduzida pelo Pe. Sarmento, do livro “Horas Marianas” do Exmo. Cardeal de Noailles – 1911)
EU SOU O TEU DEUS
Eu sou o teu Deus, e estou sempre por perto, nao chega?
O que desejas mais aqui na terra do que isto que enche meu coracão?
Eu sou o teu Deus, e te serei fiel ainda quando te mando a cruz; por mais que ela pese, lembra-te que eu estou contigo. O que queres mais?
Eu sou o teu Deus, e penso em ti... desde a eternidade; escrevi teu nome profundamente no meu Coracão, a fim de que não pudesse nunca esquecer-me de ti.
Eu sou o teu Deus, e regulo tudo para te ser melhor; se agora não entendes, um dia verás com toda clareza.
Eu sou o teu Deus, e te amo fielmente; conheco tudo o que aflige o teu coracão; vejo cada olhar, escuto cada palavra que te contraria. Aceita tudo com tranqulidade e paz, porque fui eu que dispus assim; persevere, seja fiel para que o meu Coracão te recompense.
Eu sou o teu Deus, estás sozinho? Te farei companhia. Ninguém tem uma boa palavra para ti? Chegue-se a mim que serei sempre o teu “tudo” no SS. Sacramento, te compensarei de tudo que te foi negado na terra.
Eu sou o teu Deus, o que queres mais? Seja corajoso! Nada te custe, pois, quem possui o meu divino Coracão tem tudo o que precisa. O mundo passa, o tempo foge, os homens desaparecem, a morte te rouba tudo. Uma só coisa te ficará para sempre: o teu Deus.
ORAÇÃO a NOSSA SENHORA pelas CRIANçAS
Como sou feliz, ó Nossa Senhora do Sagrado Coração, ao colocar debaixo de vossa materna e poderosa proteção os meus queridos... [incluir aqui o nome das crianças]. Eu vo-los consagro para sempre, que eles sejam objeto de vossa terna solicitude. Zelai por eles conservando-lhes a inocência e a saúde. Que eles cresçam sob vosso olhar em sabedoria e virtude. Dai-nos que eles sejam a alegria de seus pais e a glória da Igreja. Concedei Senhor, que servindo a Deus no tempo eles obtenham a recompensa dos santos na eternidade. Esta é a graça que vos solicito ó Nossa Senhora do Sagrado Coração. Acolhei benignamente a minha prece e dignai-vos deferi-la. Assim seja.
COMUNHÃO ESPIRITUAL
Eu quisera, Senhor, receber-Vos com aquela pureza, humildade e devoção com que Vos recebeu Vossa santissima mãe, com o espírito e o fervor dos santos. Amén.
COMUNHÃO ESPIRITUAL (Santo Afonso Maria Liguore)
Meu Jesus, eu creio que estais presente no Santíssimo Sacramento do altar. Amo-Vos sobre todas as coisas e minha alma suspira por Vós. Como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde ao menos espiritualmente ao meu coração. Abraço-me convosco, como se já estivésseis comigo; uno-me Convosco inteiramente. Não permitais que me separe de Vós.
ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO SAGRADO CORAÇÃO
Lembrai-vos, ó Nossa Senhora do Sagrado Coração, do poder inefável que Vosso divino filho vos concedeu sob seu coração adorável. Com a maior confiança em vossos merecimentos nós vimos implorar a vossa proteção. Ó celeste tesoureira do coração de Jesus, daquele Coração que é o manancial inexaurível de todas as graças e que podeis abrir a vosso bel prazer, para fazer descer sobre os homens todos os tesouros de amor e misericórdia de luz e salvação que ele encerra. Concedei-nos vo-lo pedimos os favores que vos suplicamos. Não, não podemos receber de vós recusa alguma e, já que sois nossa mãe, ó Nossa Senhora do Sagrado Coração, acolhei benignamente as nossas preces e dignai-vos deferi-las. Assim seja.
ORAÇÃO A SÃO MIGUEL ARCANJO
São Miguel Arcanjo, protegei-nos no combate. Cobri-nos com vosso escudo contra os embustes e ciladas do demônio. Subjugue-o, Deus, instantemente Vos pedimos. E vós, príncipe da milícia celeste, pelo Divino poder, precipitai no inferno a satanás e a todos os espíritos malignos que andam pelo mundo para perder as almas. Amém.
ORAÇÃO AO ANJO DA GUARDA
Anjo de Deus, que sois a minha guarda, a quem fui confiada por celestial piedade. Iluminai-me, guardai-me, dirigi-me, governai-me. Amém.
ATO DE CONTRIÇÃO
Meu Deus, tenho muita pena de ter pecado, pois mereci ser castigado e ofendi a Vós, meu Pai e meu Salvador. Perdoai-me, Senhor, não quero mais pecar.
ORAÇÃO A NOSSA SENHORA
Lembrai-vos que vos pertenço terna mãe, Senhora nossa, guardai-me e defendei-me como coisa própria vossa.
CONSOLO DE NOSSA SENHORA
Pelas estradas da vida nunca sozinho estás, contigo pelo caminho Santa Maria vai.
LEMBRAI-VOS (NOSSA SENHORA)
Lembrai-vos o piedosissima sempre Virgem Maria que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que tendo recorrido a Vossa protecao, implorado a Vossa assistencia, reclamado o Vosso socorro, fosse por Vos desamparado.
Animado eu pois com igual confianca a Vos Virgem de toda singular, como minha boa Mae recorro, de Vos me valho, gemendo sob o peso dos meus pecados me prostro aos vossos pes.
Nao desprezeis as minhas suplicas o Mae do Filho de Deus humanado mas, dignai-vos de ouvir propicia e alcancar o que eu vos rogo. Amem.
ORAÇÃO da 3a. IDADE
Senhor, ajuda-me a envelhecer!
Convence-me de que a comunidade não me faz nenhum agravo se me vai exonerando das responsabilidades,
se não solicita mais a minha opinião, se escolhe os outros para ocuparem o meu lugar.
Despoja-me do orgulho da experiência acumulada e da veleidade de me julgar insubstituível.
Que eu saiba ver no gradativo desprendimento das coisas apenas a lei do tempo;
que descubra, nesta transferência de encargos, uma das mais belas expressões da vida que se renova sob o impulso da tua Providência.
Faze, ó Senhor, que eu consiga ainda ser útil nesta terra, contribuindo com o otimismo e com a oração para a alegria e a coragem de quem recebe o turno das responsabilidades;
que eu viva sem perder o contato humilde e sereno com o mundo em transformação;
que não lamente o passado mas saiba fazer de meus sofrimentos pessoais um dom de reparação social.
Que o meu afastamento do campo de trabalho seja tão simples e natural como um sereno e feliz luminoso por de sol!
ORAÇÃO durante a VIAGEM
Senhor, não sou mais do que um viajante na terra... Percorro esta estrada ornada de vossas riquezas, admiro vossa bondade e vos dou infinitas graças... Porém, não é aqui minha verdadeira morada, não faço senão passar... Formoso céu onde brilhar vejo tantos astros magníficos, eis a pátria minha amada! Celeste abóboda recamada de brilhantes estrelas tu sustentas sobre invisíveis colunas a incomensurável morada que aos justos é reservada! Eis para onde caminhamos... Se como terrestres peregrinos vos suplicamos não nos deixeis cair em precipícios, em mãos de salteadores, de não ser assaltados de borrascas e trovoadas; como viandante espiritual vos suplicamos nos livreis das tormentas de nossas paixões, dos assaltos insidiosos do inimigo de nossa alma, e de cair no profundo abismo em que não há redenção nem refrigério... Ó Deus nosso, encaminhai nossos passos em vossa presença, guiai-nos ao porto da salvação a esse termo feliz em que convosco esperamos gozar das eternas bem-aventuranças. Amém.
SÚPLICA À RAINHA DO SANTÍSSIMO ROSÁRIO DE POMPEIA
Em nome do Pai, do Filho do Espírito Santo. Amém.
Ó Augusta Rainha das Vitórias, ó Soberana do Céu e da terra, com cujo nome alegram-se os céus e tremem os abismos, ó Rainha gloriosa do Rosário, nós teus filhos devotos, reunidos no teu Templo de Pompeia (neste dia solene1), derramamos os afectos do nosso coração e com confiança de filhos te exprimimos as nossas misérias.
Do trono de clemência, onde estás sentada, Rainha, debruça, ó Maria, teu olhar piedoso sobre nós, sobre as nossas famílias, sobre a Itália, sobre a Europa, e sobre o mundo. Tenha compaixão das angústias e aflições que amarguram as nossas vidas. Vê, ó Mãe, quantos perigos para alma e para o corpo, quantas calamidades e aflições nos oprimem.
Ó Mãe, implora para nós a misericórdia do teu Filho divino e vence com clemência o coração dos pecadores. São nossos irmãos e filhos teus que custam sangue ao doce Jesus e entristecem o teu sensível coração. Mostra-te a todos como és, Rainha da paz e do perdão.
Ave Maria
É verdade que nós, em primeiro lugar, apesar de sermos teus filhos, com os nossos pecados tornamos a crucificar Jesus em nossos coracões e trespassamos outra vez o teu coração.
Confessamos que somos merecedores dos mais duros castigos, lembra-te que, sobre o Gólgota, recebeste com o Sangue divino, o testamento do Redentor moribundo que te declarava Mãe nossa, Mãe dos pecadores.
Tu então, como nossa Mãe, és a nossa Advogada, a nossa esperança. E nós, gemendo, estendemos a ti as mãos suplicantes, gritando: Misericórdia!
Ó boa Mãe, tem piedade de nós, das nossas almas, das nossas famílias, dos nossos parentes, dos nossos amigos, dos nossos mortos, sobretudo dos nossos inimigos e de tantos que se dizem cristãos e depois ofendem o Coração amável do teu Filho. Hoje imploramos piedade pelas nações corrompidas, pela Europa, pelo mundo, para que arrependido retorne ao teu Coração.
Misericórdia para todos, ó Mãe de Misericórdia!
Ave Maria
(1) Somente no dia 8 de maio e no primeiro domingo de outubro.
Digna-te ouvir-nos, ó Maria, por tua benevolência! Jesus pôs em tuas mãos todos os tesouros das suas graças e das suas misericórdias.
Sentada à direita do teu Filho, coroada Rainha, esplendorosa de glória imortal sobre todos os Coros dos Anjos. Estende o teu domínio pela extensão dos céus e a ti a terra e todas as suas criaturas estão sujeitas.
És omnipotente por graça, por isso, Tu, então, podes ajudar-nos. Se, por sermos filhos ingratos e indignos da tua proteção, não quereis ajudar-nos, aonde iremos, então? Não sabemos a quem recorrer. O teu coração de Mãe não permitirá ver-nos, teu filhos, perdidos. O Menino que vemos sobre teus joelhos e a mística coroa que vemos em tua mão inspiram-nos confiança de que seremos ouvidos. E nós confiamos plenamente em ti, nos abandonamos como filhos fracos entre os braços da mais terna entre as mães, e, hoje mesmo, de ti esperamos as suspiradas graças.
Ave Maria
Pedimos a bênção a Maria:
Agora nós te pedimos uma última graça, ó Rainha, que não nos pode negar (neste dia soleníssimo1). Concede a todos nós o teu amor constante e em modo especial a bênção materna.
Não nos separaremos de ti enquanto não nos abençoares. Abençoa, ó Maria, neste momento, o Sumo Pontífice. Aos antigos esplendores da tua Coroa, aos triunfos do teu Rosário, onde és chamada de Rainha das Vitórias, acrescenta ainda isto, ó Mãe: concede o triunfo da Religião e a paz à sociedade humana. Abençoa os nossos Bispos, os sacerdotes, e particularmente, todos aqueles que zelam pela honra do teu Santuário. Abençoa, enfim, todos os associados do teu Templo de Pompeia e aqueles que cultivam e promovem a devoção ao Santo Rosário.
Ó Rosário bendito de Maria, doce Corrente que nos liga a Deus, vínculo de amor que nos une aos Anjos, torre de salvação contra os assaltos do inferno, porto seguro nos naufrágios, nós nunca te deixaremos.
Serás o nosso conforto na hora da agonia, a ti o último beijo da vida que se apaga.
E o último alento dos nossos lábios será o teu nome suave, ó Rainha do Rosário de Pompeia, ó nossa querida Mãe, ó Refúgio dos pecadores, ó Soberana Consoladora dos aflitos. Sê bendita em todos os lugares, hoje e sempre, na terra e no céu. Amém.
Salve Rainha
(1) Sòmente no dia 8 de maio e no primeiro domingo de outubro.
ORAÇÃO a Santa Terezinha do Menino Jesus
O Santa Terezinha do Menino Jesus, branca e mimosa flor de Jesus e de Maria que embalsamais o Carmelo e o mundo inteiro com vosso suave perfume, atrai-nos e convosco correremos em seguimento de Jesus nosso Deus e unico bem no caminho da renuncia do amor e do abandono.
O Santa Terezinha, fazei-nos simples e doceis, humildes e confiantes para com nosso Pai do Ceu.
Oh! Nao permitais que o ofendamos pelo pecado, que o contristemos pela desconfianca, assisti-nos em todos tempos e necessidades - socorrei-nos em todas aflicoes.
Alcancai-nos todas as gracas espirituais e temporais que forem necessarias ao bem de nossa alma.
O Santa Terezinha, lembrai-vos que prometestes passar o vosso ceu fazendo bem a terra sem descanso ate ver completo o numero de eleitos.
Cumpri em nos vossa promessa, sede nosso anjo protetor na travessia desta vida e nao descansais ate que nos vejais no ceu cantando ao vosso lado eternamente as ternuras do amor misericordioso do Coracao de Jesus. Amem.
ORAÇÃO a Santo Antonio
Se milagres desejais, recorreis a Santo Antonio
Vereis fugir o demonio e as tentacoes infernais
Foge a peste, o erro e a morte
O fraco torna-se forte
Torna-se o enfermo sao
Recupera-se o perdido
Rompe-se a dura prisao
Cede o mar embravecido
Digam aqueles que o viram
E digam os paduanos
Rogai por nos Bemaventurado Antonio
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amem.
ORAÇÃO a Alma de Cristo
Alma de Cristo, santifrcai-me.
Corpo de Cristo, salvai-me.
Sangue de Cristo, inebriai-me.
Agua do lado de Cristo, lavai-me.
Paixao de Cristo, fortificai-me.
O bom Jesus, escutai-me.
Dentro de vossas chagas, escondei-me..
Nao permitais que me separe de Vos.
Do inimigo maligno, defendei-me.
Na hora da minha morte, chamai-me
e mandai-me ir para Vos,
para que com os Vossos santos Vos louve
por todos os seculos dos seculos. Amem.
ORAÇÃO ao Espirito Santo
Vinde, Espirito Santo, enchei o coracao de vossos fieis e acendei neles o fogo do vosso amor.
Mandai Senhor vosso Espirito Santo e sera criado
E renovareis a face da terra.
Amem.